Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 24

Em vídeo, invasores do terreno doado ao Instituto Lula convidam para café da manhã no local com texto do próprio Instituto

Image may be NSFW.
Clik here to view.
1145EF

Reportagem da Folha de S. Paulo:

O vídeo no YouTube convida telespectadores para participarem de um café da manhã. No lugar de uma mesa de comercial de margarina, porém, o cenário é um prédio invadido por sem-teto.

O local é numa área cedida ao Instituto Lula, na Luz, centro de São Paulo, para abrigar o Memorial da Democracia, projeto do instituto, aprovado pela prefeitura em 2012.

Para fazer o vídeo, o fotógrafo Bruno Miranda, da agência Na Lata, convidou moradores da invasão para ler um texto que está no site do instituto e fala de programas de inclusão social, um dos focos da entidade, fundada pelo ex-presidente Lula.

O líder da ocupação, Nelson da Cruz Souza, 52, disse à Folha, na semana passada, que não sabia que o terreno invadido pertencia ao instituto.

Filiado ao PT, ele disse que nenhuma das 200 famílias invasoras sairá do local antes de o prefeito Fernando Haddad (PT) apresentar alguma alternativa de moradia.

No vídeo, cinco moradores declamam frases contidas no site. O texto com o título “Projeto Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local” defende objetivos da iniciativa: “liberar os potenciais existentes, mobilizar os recursos subutilizados e a remover os entraves ao desenvolvimento local”.

Os termos “inclusão social” e “subutilizadas” são repetidos no vídeo. O “café da manhã solidário à democracia” acontece hoje às 9h, na invasão. O instituto diz que a questão será resolvida com diálogo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z88UhKd2KWs[/youtube]


Viewing all articles
Browse latest Browse all 24